Você sabe como funciona essa nova tendência dos painéis bifaciais?
top of page

Você sabe como funciona essa nova tendência dos painéis bifaciais?

Atualizado: 17 de jun. de 2021


Os módulos solares bifaciais, diferente dos módulos convencionais, têm o objetivo de aumentar a geração de energia no sistema, seja ele rural, residencial, comercial e até mesmo de usinas fotovoltaicas. Como o próprio nome já diz, o painel recebe luz solar dos dois lados: onde um lado da parte superior é sempre onde recebe maior incidência. Enquanto na parte debaixo ou traseira , o módulo recebe uma quantidade menor de luz que é difusa e refletida do solo ou do telhado quando instalados com estruturas em um ângulo de inclinação adequado. Dessa forma, podendo oferecer um aumento de até 30% em relação aos painéis mais conhecidos hoje em dia.


De modo geral, a constituição de um módulo bifacial têm sua parte frontal e posterior feitas em vidro com um plástico transparente limitando o contato das células com o vidro. Além disso, as células podem receber a luz dos dois lados sem a metalização traseira usual dos painéis convencionais como podemos ver na figura abaixo:


Essa figura mostra os dois tipos possíveis de instalação dos módulos bifaciais para que recebam a maior quantidade de luz dos dois lados.


As características principais e vantagens desses módulos são voltadas para a parte elétrica que depende da potência do módulo fornecida por determinado fabricante no datasheet do equipamento. Visto que, podem haver variações dependentes das condições pré-estabelecidas.

A Soft Solar já conta com a tecnologia dos módulos bifaciais em seus projetos, entre em contato e solicite o seu orçamento!


Fontes: https://canalsolar.com.br/entenda-os-modulos-solares-bifaciais/

https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/painel-solar/painel-solar-fotovoltaico-bifacial.html

bottom of page